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ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Páscoa deve ter ovos de chocolate até 8% mais caros, estimam fabricantes | |
Apesar dos preços, previsão é de venda pelo menos 10% maiores.Empresas apostam em formatos criativos e promoções para atrair clientes | |
Quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010 | |
Entusiasmados pela perspectiva de vender mais ovos de Páscoa e superar os resultados do ano passado, fabricantes brasileiros apostam em dar novos formatos a chocolates conhecidos para conquistar o público apesar dos preços "salgados": segundo empresas consultadas pelo G1, o consumidor deve encontrar produtos entre 3% e 8% mais caros nas prateleiras nos próximos meses.
Bruno Zanetti, gerente de Páscoa da Lacta, prevê crescer mais do que o avanço de 12% registrado nesta época do ano passado. Este ano, a empresa preparou 16 novos lançamentos que variam de R$ 5,99 a R$ 49,99.
Stefenson Soalheiro, gerente de marketing da Cacau Show, espera expansão de 50% nas vendas e 42% só na produção de ovos. "Temos 140 lojas a mais em relação ao ano passado e a previsão é de que cheguem a 800 unidades até a Páscoa", diz.
Novos formatos Só a Kopenhagen, que prevê faturar R$ 200 milhões em 2010, reservou para este ano estratégia agressiva de marketing: investiu R$ 4 milhões somente na campanha para divulgar o ovo 4 Clássicos, principal aposta da companhia para a temporada que reúne os carros-chefe da empresa: Língua de Gato, Lajotinha, Chumbinho e Nhá Benta, com um ovo dentro do outro.
Além de investir na divulgação, lançou versão reduzida em relação ao ano passado para agradar mais bolsos: diminuiu de 750g para 350g e é vendido pelo preço promocional de R$ 49,90. Especializada em chocolate de alto padrão, no entanto, a empresa reserva opções para orçamentos privilegiados: o ovo de 10 kg, por exemplo, custa R$ 1.500.
Bombons gigantes "Repaginar" chocolates clássicos e campeões e vendas é tendência generalizada entre as grandes marcas. Os tradicionais Sonho de Valsa e Serenata de Amor, líderes em vendas da Lacta e da Garoto, respectivamente, ganharam versões que reproduzem as formas do bombom em tamanho de ovo.
O mesmo acontece com outros produtos ‹queridinhos‹ do público, como o ovo de paçoca Amor, em formato de coração, da Arcor; ou a linha de ovos Tortuguita, da mesma fabricante, nos moldes da tartaruga de chocolate.
A Lacta lançou também o ovo Lacta Chicabon, inspirado no clássico picolé da Kibon. Na linha infantil, os destaques ficam por conta dos ovos A Era do Gelo 3, com efeito "gela boca".
Ainda no quesito "efeitos especiais", outra novidade é o ovo "explosivo" da Cacau Show, feito com açúcar que promove pequenos estouros quando em contato com a umidade.
Promoções Oferecer prêmios e viagens também são "armas" dos fabricantes para estimular o consumidor a aumentar os gastos com chocolate. Na Kopenhagen, a cada R$100 em compras os clientes poderão se cadastrar para concorrer a uma viagem à nova fábrica do grupo CRM em Extrema, sul de Minas Gerais, inaugurada em dezembro e que recebeu investimentos de R$ 80 milhões.
Além disso, quem participa do sorteio poderá ganhar um ano de chocolates. Na Nestlé, o consumidor pode ganhar uma viagem à fábrica da empresa em Bróc, na Suíça.
Já a brasileira Cacau Show sorteará um ovo de 6 kg em cada uma de suas lojas para compras acima de R$ 60. "Queremos convencer os clientes a gastar mais e chamar a atenção", diz Soalheiro, gerente de marketing da empresa.
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Fonte: Ligia Guimarães.Do G1, em São Paulo |
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