YOUTUBE

INSTAGRAM

FACEBOOK

ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Mínimo regional
Richa envia à Assembleia proposta que reajusta o mínimo regional em 6,9%
Quarta-feira, 13 de abril de 2011
 
 

O governador Beto Richa entregou nesta terça-feira (12) ao presidente da Assembleia Legislativa, Valdir Rossoni, a proposta para reajuste do salário mínimo regional do Paraná. O reajuste proposto, que ainda será votado pelos deputados estaduais, é de 6,9%. O novo piso regional, o mais alto do Brasil, deve entrar em vigor no dia 1° de maio. Se aprovado o percentual proposto pelo governo, o valor irá variar de R$ 708,14 a R$ 817,78, dependendo da faixa de ocupação do trabalhador.

"Fico gratificado porque chegamos juntos a esta conquista", disse o governador, referindo-se à participação de representantes de trabalhadores e empresários nas reuniões do Conselho Estadual do Trabalho que definiram o índice de reajuste do piso regional. "Ainda mais importante do que os valores estabelecidos é a forma harmoniosa como se deram as discussões e debates, com o governo como intermediador, o que reflete o nosso estilo democrático e transparente de governar."

Richa afirmou que a melhora do salário dos trabalhadores, alinhada com a capacidade das empresas de suportar os novos valores, é fundamental para o fortalecimento da economia paranaense. "Com uma remuneração justa e digna, o trabalhador tem maior poder de compra, e os impostos são revertidos para a melhoria da qualidade da educação, saúde e da vida da população. Todos ganham com isso", afirmou.

O secretário do Trabalho, Luiz Cláudio Romanelli, destacou o voto de confiança dado pelos empresários ao governo do Estado ao aceitarem o reajuste proposto. "Este é um momento histórico para este governo, que mantém o salário mínimo regional do Paraná como o maior do Brasil, estabelecido em uma negociação tripartite", disse. Segundo ele, o debate tripartite seguirá em outras discussões do Conselho Estadual do Trabalho – entre as quais a da Agenda do Trabalho Decente – campanha da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que busca combater o trabalho infantil e escravo e promover igualdade salarial e de condições de trabalho entre homens e mulheres.

Consenso

A condução harmoniosa das negociações e o consenso entre trabalhadores, empregadores e governo foram destacados por todos os participantes das negociações. "O resultado obtido nas negociações reflete a maturidade com que todos os segmentos do Paraná tratam a conquista do piso salarial regional", avaliou o presidente da Força Sindical, Sérgio Butka.

O presidente do sistema Fecomércio, Darcy Piana, ressaltou a perseverança do Governo do Estado na busca do consenso para chegar a um percentual de reajuste que contemplasse as necessidades dos trabalhadores sem comprometer a competitividade das empresas paranaenses. "As negociações foram iniciadas e conduzidas de forma correta, consciente e responsável, e o resultado é positivo para todos. Este equilíbrio é fundamental para a estabilidade econômica", afirmou.

O representante da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Paraná, Jairo Corrêa de Almeida, destacou o empenho do governo do Estado em chegar a valores que contemplassem as necessidades dos trabalhadores: "Este momento sela o acordo obtido ao longo de muito debate, que resultou num consenso que valoriza o trabalhador, que tanto contribui para o desenvolvimento do Paraná".

Defensor histórico do estabelecimento do salário mínimo regional, o representante da Nova Central Sindical de Trabalhadores do Estado do Paraná, Epitácio Antonio dos Santos, comemorou. "É motivo de orgulho para os paranaenses vermos essa ideia sendo amadurecida e abraçada pela sociedade", disse.

O anteprojeto de lei foi levado para a Assembleia Legislativa em mãos pelo presidente, deputado Valdir Rossoni. "Uma vez que o processo que estabelece os novos valores foi amplamente discutido e é resultado do consenso entre todos os segmentos envolvidos, o trabalho dos deputados estaduais é facilitado. A proposta será protocolada e apreciada com agilidade e estará pronta para entrar em vigor no dia 1º de maio", assegurou.

Atração de investimentos

Após a cerimônia realizada no Palácio das Araucárias, o governador Beto Richa informou que recebeu, na manhã desta terça-feira (12), representantes de um grande grupo que pretende instala-se no Litoral do Paraná, gerando milhares de empregos. "Para ter direito aos incentivos fiscais oferecidos pelo governo do Estado, a empresa deve assumir o compromisso de usar a mão de obra paranaense. Um processo de qualificação dos empregados será realizado para garantir trabalho para a nossa gente", informou.

Richa revelou ainda que mais de 40 novas empresas já manifestaram a intenção de se instalar no Paraná como resultado da confiança que depositam na nova forma que o Paraná está sendo administrado.

Fonte: Agencia Estado

 
 
 Outras Notícias
VER TODAS
 

Rua Diogo Emanuel de Almeida, 234 - CEP: 84435-000 - GUAMIRANGA - Paraná

(42)3438-1148/3438-1157

prefeitura@guamiranga.pr.gov.br

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta, das 08h às 12h - 13h às 17h

Última atualização do site: 27/03/2024 17:24:06