YOUTUBE

INSTAGRAM

FACEBOOK

ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Lula critica ocupação israelense e pede fim de embargo
"Sabemos qual o primeiro desafio nessa caminhada: vencer o bloqueio que vem sofrendo o povo palestino", afirmou Lula, segundo nota do Palácio do Planalto
Quarta-feira, 17 de março de 2010
 
 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta terça-feira a ocupação e o embargo israelenses aos territórios palestinos e defendeu a derrubada do muro que atravessa a Cisjordânia ocupada.

Em jantar com o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, em Belém, na Cisjordânia, Lula voltou a defender a criação de um Estado palestino "viável e próspero".

"Sabemos qual o primeiro desafio nessa caminhada: vencer o bloqueio que vem sofrendo o povo palestino", afirmou Lula, segundo nota do Palácio do Planalto.

"O Brasil está comprometido com a luta pelo fim desse embargo e do conflito que está na sua origem".

Israel e Estados Unidos lideram um embargo imposto em 2006 aos palestinos após a vitória do Hamas em eleições parlamentares palestinas. O bloqueio foi intensificado após a tomada da Faixa de Gaza pelo grupo militante islâmico, em 2007.

Lula criticou o muro construído por Israel e que, em Belém, isolou comunidades e bloqueou ruas e estradas.

"O muro de separação cobra um alto preço em termos de sofrimento humano e materiais. Divide famílias, afasta amigos, desarticula a produção e consequentemente assusta o investimento", disse ele.

"A derrubada do muro será apenas um primeiro passo para reverter anos de asfixia e destruição".

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), entre 50 por cento e 75 por cento das terras usadas por palestinos para agricultura foram confiscadas por Israel para a construção da barreira.

Antes de chegar a Belém, Lula visitou o museu do Holocausto, em Jerusalém, onde afirmou que não se pode, "em hipótese alguma", permitir a repetição de evento semelhante.

Lula iniciou sua viagem ao Oriente Médio por Israel no domingo e se tornou o primeiro presidente brasileiro a visitar o Estado judeu. Na quarta e quinta-feira, ele estará na Jordânia.

Entre os temas internacionais tratados pelo presidente, além da retomada de negociações israelo-palestinas, está a disposição do Brasil de contribuir para o processo de paz no Oriente Médio

Fonte:  reuters

 
 
 Outras Notícias
VER TODAS
 

Rua Diogo Emanuel de Almeida, 234 - CEP: 84435-000 - GUAMIRANGA - Paraná

(42)3438-1148/3438-1157

prefeitura@guamiranga.pr.gov.br

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta, das 08h às 12h - 13h às 17h

Última atualização do site: 27/03/2024 17:24:06