YOUTUBE

INSTAGRAM

FACEBOOK

ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Diabete influencia doença nos rins
Diabete influencia doença nos rins
Terça-feira, 16 de março de 2010
 
 

Pacientes diabéticos que não tratam corretamente a doença correm mais risco de desenvolver lesões renais. Essa constatação incentivou a Pró-Renal Brasil a lançar, no dia 11 de março – o Dia Mundial do Rim – a campanha com o tema Proteja seus rins – controle o diabete.

Para o nefrologista Miguel Riella, presidente da Pró-Renal Brasil, a insuficiência renal crônica tem uma relação direta com o diabete, o que pode ser constatado em números. “Dez por cento dos pacientes com problemas renais atendidos pela Fundação Pró-Renal Brasil são diabéticos. Nas unidades de diálise, até um terço deles tem o problema”, diz ele, apontando que a doença só pode ser evitada por meio de um rígido controle do diabete

Pesquisas realizadas na América do Norte, Europa e Ásia indicam que de 10% a 13% da população têm doença renal crônica e que a grande maioria não sabe disso. A combinação entre doença renal, hipertensão e diabetes é um problema de saúde pública, devido ao alto custo do tratamento, principalmente quando há perda da função dos rins. “Neste caso, a diálise e o transplante renal são as únicas formas de tratamento”, afirma o médico.

Para que o diagnóstico seja feito dois exames são recomendados: o exame de sangue, capaz de mostrar se existe um aumento da creatinina, substância produzida pelos nossos músculos e totalmente filtrada pelos rins; e o exame de urina, capaz de avaliar se há perda de proteína ou albumina na urina. Qualquer alteração nestes exames exige uma investigação e, se for o caso, tratamento adequado.

Serviço:

Em Curitiba, a Pró-Renal realiza nos dias 11 e 12 de março uma Feira de Prevenção à Doença Renal com o objetivo de orientar a população sobre a importância do diagnóstico precoce. Exames parciais de urina, glicemia, medição da pressão arterial serão oferecidos gratuitamente para a comunidade. A ação será na Praça Rui Barbosa e será feita em parceria com o SESC-PR.

 

 
 
 Outras Notícias
VER TODAS
 

Rua Diogo Emanuel de Almeida, 234 - CEP: 84435-000 - GUAMIRANGA - Paraná

(42)3438-1148/3438-1157

prefeitura@guamiranga.pr.gov.br

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta, das 08h às 12h - 13h às 17h

Última atualização do site: 27/03/2024 17:24:06