YOUTUBE

INSTAGRAM

FACEBOOK

ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Desenvolvido pela Celepar, sistema do SAMU é uma opção ao cidadão para assistência médica em casos de desmaio ou perda de consciência
Tecnologia e cuidados podem ajudar a enfrentar a onda de calor no Paraná
Segunda-feira, 25 de setembro de 2023
 
 

O Paraná enfrenta atualmente uma onda de calor que demanda cuidados especiais com a saúde da população. Nesse contexto, a combinação de dicas da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e a tecnologia da Celepar desempenham um papel fundamental na promoção do bem-estar e na agilidade do atendimento de emergência à saúde do cidadão paranaense, com o atendimento via Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), disponível nos 399 municípios do Estado.
 
Milhares de incidentes ocorreram este ano no estado, divididos em casos de desidratação, desmaio/inconsciência, falta de ar e também mal-estar.
 
Segundo a gerente estadual de urgências da Secretaria da Saúde do Paraná, Giovana Fratin, “o calor intenso impacta diretamente no balanço hídrico e no sistema circulatório, o que afeta, por exemplo, a pressão arterial das pessoas, especialmente as hipertensas, que não possuem controle adequado desta situação”.
 
Fratin salienta que o calor também pode acarretar em tonturas, falta de ar e até mesmo o escurecimento visual. “Um recurso que pode ajudar é o acionamento do SAMU pelo telefone 192, que atende diversas condições de saúde, e, nesse calor excessivo, pode ajudar no atendimento à perda de consciência e desmaios”, afirma.
 
Tecnologia
 
A tecnologia desempenha um papel essencial na resposta a emergências médicas durante períodos de calor extremo. Nesse sentido, a Celepar, empresa de tecnologia do governo do Paraná, tem se destacado com seu sistema que otimiza os atendimentos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), ao agilizar o atendimento e facilitar o gerenciamento de ocorrências.
 
Para o CEO da Celepar, Gustavo Garbosa, “essa iniciativa mostra como a tecnologia e os profissionais da área da saúde do Estado podem se unir para trazer mais segurança à população durante períodos desafiadores como a onda de calor que assola o Estado. Com esses recursos à disposição, os paranaenses podem enfrentar o calor com mais confiança, sabendo que estão apoiados por medidas eficazes para garantir seu bem-estar e sua saúde”.
 
Entre as últimas novidades do sistema estão a escala automatizada de profissionais, que contempla o gerenciamento das equipes de ambulância e recursos humanos do SAMU, otimizando o trabalho desempenhado pelas equipes, bem como módulos administrativos e um painel interativo (dashboard), com uma tecnologia mais moderna que proporciona controle gerencial através de indicadores de monitoramento dos atendimentos em tempo real.
 
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)
 
O sistema do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do Paraná é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde e a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar). Ele proporciona maior agilidade no registro do atendimento e um banco de dados com o armazenamento de todas as chamadas recebidas, além de facilitar o gerenciamento das ocorrências registradas.
 
O SAMU é acionado pela população no telefone 192 e atende emergências clínicas, como dores no peito que surgem repentinamente, que podem ser sintomas de problemas no coração, intoxicação com produtos de limpeza e envenenamento, perdas de consciência, desmaios, hemorragias e crises de convulsão.
 
Recomendações
 
As recomendações da Sesa são dirigidas à população em geral, mas crianças e idosos devem ter atenção redobrada. É importante nesse período de forte calor evitar a exposição ao sol, principalmente das 10 às 16 horas, e sempre aplicar protetor solar, independentemente do horário.
 
Outro cuidado significativo é com a hidratação e alimentação, sendo ainda mais importante o consumo de alimentos in natura, evitando os ultraprocessados. Frutas, verduras, legumes, arroz e feijão em geral possuem alto teor de água, diferente dos ultraprocessados, que são ricos em sódio, aditivos e escassos em água. Os refrigerantes, néctares e refrescos, apesar de possuírem alto teor de água, são ricos em açúcar ou adoçantes e aditivos, não sendo uma fonte adequada para hidratação.

Fonte: https://www.celepar.pr.gov.br/Noticia

 
 
 Outras Notícias
VER TODAS
 

Rua Diogo Emanuel de Almeida, 234 - CEP: 84435-000 - GUAMIRANGA - Paraná

(42)3438-1148/3438-1157

prefeitura@guamiranga.pr.gov.br

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta, das 08h às 12h - 13h às 17h

Última atualização do site: 17/04/2024 16:26:10