YOUTUBE

INSTAGRAM

FACEBOOK

ÚLTIMAS NOTÍCIAS /
Visualizada 254 vezes
Diretora do Departamento de Saúde participa de seminário em Brasília
Sexta-feira, 26 de outubro de 2012
 
No evento foram discutidos assuntos como saúde dos trabalhadores, importância no diagnóstico precoce de doenças e a necessidade de um trabalho efetivo em relação aos acidentes de trânsito
 

A Diretora do Departamento de Saúde de Mandaguaçu, Maria Heloisa Cella, participou na semana passada da 12ª EXPOEPI - Mostra Nacional de Experiências Bem Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças, realizada no Centro de Convenções em Brasília (DF).

O evento, organizado pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, teve como objetivo promover debates e premiar experiências inovadoras realizadas por equipes de saúde das Secretarias Estaduais e Municipais de todo Brasil.

Segundo Heloisa, foram apresentados diversos trabalhos na área de vigilância em saúde, permitindo trazer experiências de diversos lugares do país. Dentre as palestras e trabalhos apresentados, foram expostas as dificuldades encontradas para eliminação e controle da dengue, onde os municípios e os Estados tem realizado um trabalho constante junto a órgãos e departamentos, além da parceria com a comunidade.

Outro assunto discutido foi à atenção que as unidades de saúde devem ter com o diagnóstico precoce para doenças como tuberculose, hanseníase, leishmaniose, doença de chagas, entre outras. A Diretora de Saúde de Mandaguaçu, afirma que esse diagnóstico é necessário para que o tratamento seja efetivo.

Além desses temas, foi debatido também a saúde dos trabalhadores de uma forma geral, em que se verificou a necessidade de uma atenção especial com o ambiente de trabalho, o stress, movimentos repetidos, depressão entre outros.

Em decorrência de um número alto de mortalidade de jovens vítimas do trânsito, principalmente com motocicletas, foi discutido a necessidade de um trabalho efetivo em relação aos acidentes causados nas ruas. O uso de drogas e consumo de álcool contribuem para esta mortalidade, e é uma preocupação muito grande das autoridades.

Segundo Maria Heloisa, o departamento está buscando trabalhar com a promoção da saúde e prevenção destas doenças, com orientação nas escolas e na comunidade. Em relação às drogas, todos os funcionários da saúde, familiares e a população em geral tem que estar atentos. “A orientação familiar ainda é a melhor forma de prevenção deste mal que acomete nossos jovens”, finaliza.

Fonte: Assessoria de Comunicação - Iasmyn Calegari

 
 
 Outras Notícias
VER TODAS
 

Rua Diogo Emanuel de Almeida, 234 - CEP: 84435-000 - GUAMIRANGA - Paraná

(42)3438-1148/3438-1157

prefeitura@guamiranga.pr.gov.br

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta, das 08h às 12h - 13h às 17h

Última atualização do site: 21/05/2024 16:54:51