YOUTUBE

INSTAGRAM

FACEBOOK

ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Educação
Professores vão aproximar alunos do patrimônio histórico e cultural
Sexta-feira, 06 de maio de 2016
 
 

Os professores da disciplina de História da rede pública estadual de ensino ganharam uma nova ferramenta para trabalhar o patrimônio cultural e histórico do Paraná em sala de aula. A Secretaria de Estado da Educação, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, iniciou nesta terça-feira (3) o curso “Diálogo sobre a História e a importância da educação patrimonial de Curitiba” aos docentes da Capital. O projeto pode ser expandido a outras regiões do Estado. 

A primeira turma é composta por 46 professores da disciplina de História das escolas estaduais de Curitiba. A formação será dividida em nove etapas, totalizando 45 horas, que serão acrescentadas ao plano de carreira dos participantes. Nos primeiros encontros os profissionais vão estudar os conteúdos teóricos e os encaminhamentos pedagógicos da análise e percepção dos patrimônios históricos, culturais, arqueológicos e arquitetônicos, entre outros, além de visitas ao Centro Histórico e museus da Capital. 

De acordo com a superintendente da Educação, Fabiana Campos, curso vai trazer subsídios necessários aos educadores para trabalhar a história do Paraná dentro da disciplina, conforme a resolução da legislação estadual, que determina a obrigatoriedade do estudo da história do Estado em sala de aula. 

A ação também integra o programa Minha Escola Tem Ação (Meta), que determina a oferta de cursos de formação continuada aos profissionais da educação. “É um complemento à formação desses profissionais para que possam trabalhar a história do Paraná dentro de sala de aula em sua própria comunidade”, destacou Fabiana. 

O objetivo é que os professores trabalhem a metodologia de localização dos patrimônios históricos da cidade e dos bairros onde as escolas em que atuam estão inseridas e, ainda, aplicar esses conteúdos em sala de aula para que os alunos também possam reconhecer a cidade em que vivem. 

“A formação oferece visão nova da história local a esses profissionais, o que vai contribuir para a formação da identidade paranaense e o sentimento de pertencimento em nossos estudantes”, explicou a superintendente da Educação. 

EM SALA – A formação terá reflexo direto nas aulas da disciplina de história, já que os professores vão trabalhar os temas abordados intercalados aos conteúdos da grade curricular. 

Segundo o professor Rodrigo Wunseh Manik, ao identificar e reconhecer esses patrimônios, os estudantes passam a preservar e cobrar os familiares e colegas em relação à preservação porque eles se sentem parte do patrimônio, seja no próprio bairro, na cidade ou Estado. “O curso vai proporcionar novas ferramentas para trabalhar o patrimônio histórico local em sala de aula e despertar neles a percepção de pertencimento e preservação do espaço em que vivem”, disse Manik. 

Fonte: AEN - Agência Estadual de Notícias

 
 
 Outras Notícias
VER TODAS
 

Rua Diogo Emanuel de Almeida, 234 - CEP: 84435-000 - GUAMIRANGA - Paraná

(42)3438-1148/3438-1157

prefeitura@guamiranga.pr.gov.br

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta, das 08h às 12h - 13h às 17h

Última atualização do site: 17/04/2024 16:26:10