YOUTUBE

INSTAGRAM

FACEBOOK

ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Saneamento
Sanepar alerta população sobre uso racional da água
Segunda-feira, 03 de fevereiro de 2014
 
 

A Sanepar orienta a população a usar a água de maneira racional para evitar o desabastecimento em razão do alto consumo nestes dias de calor intenso. Apesar de as barragens que armazenam água para abastecimento em Curitiba e na Região Metropolitana estarem com uma capacidade de 90% de reservação e da produção de água estar normal, algumas localidades de regiões mais altas ou mais distantes, com imóveis sem caixa-d’água, podem registrar falhas no abastecimento.

Segundo a gerente da Produção da Sanepar para Curitiba e Região Metropolitana, Rita Becher, a Sanepar trabalha de forma integrada entre os sistemas, possibilitando um equilíbrio na distribuição da água.

“Quando identificamos um consumo muito alto em um determinado local, podemos levar água de outra região para lá. Mesmo assim, os imóveis que estiverem no fim do caminho percorrido pela água nas redes de distribuição podem ficar desabastecidos durante um período”, esclareceu Rita.

É o que vem acontecendo na região Norte de Curitiba. Os bairros Cachoeira, Santa Cândida e Atuba e os municípios de Almirante Tamandaré, Colombo, Quatro Barras e Campina Grande do Sul tiveram problemas no abastecimento por estarem em regiões mais altas ou em “pontas” de rede. Esta situação também foi registrada em Fazenda Rio Grande e Araucária.

Em nenhum destes lugares, porém, o desabastecimento foi superior a doze horas. E os imóveis que possuem caixa-d’água não sofreram com o desabastecimento. Eles representam 13,9% da população do sistema integrado de abastecimento de Curitiba e já estão com investimentos programados para minimizar o impacto do alto consumo, especialmente nos dias de muito calor.

DICAS - A Sanepar tem algumas dicas de como usar a água de maneira racional, como lavar carros e calçadas com balde em vez de usar a mangueira, fechar a torneira ao enxaguar a louça e ao escovar os dentes e consertar os vazamentos.

As dicas estão disponíveis no site da empresa - www.sanepar.com.br - e devem ser praticadas sempre, independente da época do ano, já que a água é um bem finito.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

 
 
 Outras Notícias
VER TODAS
 

Rua Diogo Emanuel de Almeida, 234 - CEP: 84435-000 - GUAMIRANGA - Paraná

(42)3438-1148/3438-1157

prefeitura@guamiranga.pr.gov.br

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta, das 08h às 12h - 13h às 17h

Última atualização do site: 27/03/2024 17:24:06