YOUTUBE

INSTAGRAM

FACEBOOK

ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Educação
Alunos de 725 escolas estaduais têm novos laboratórios de informática
Segunda-feira, 25 de novembro de 2013
 
 

Pesquisas pela internet e trabalhos escolares podem ser feitos com mais qualidade e de forma mais ágil em 725 escolas da rede estadual do Paraná. Para a instalação dos laboratórios de informática o governo estadual investiu R$ 3,3 milhões. Os equipamentos foram instalados pela Secretaria de Estado da Educação e fazem parte do Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo).

Toda a rede elétrica das escolas precisou ser preparada. O cabeamento de internet e mobiliários também são de responsabilidade da Secretaria de Estado da Educação. Cada sala conta com 18 computadores novos, com dois monitores para ser usada por dois estudantes. Os equipamentos são modernos, com monitores de LCD de 14 polegadas, entradas para USB, e usam o software livre Linux Educacional 5.0, desenvolvido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Cada máquina tem 4 Gb (gigabytes) de memória.

A instalação dos 725 laboratórios começou em 2012 e os últimos 311 começaram a ser colocados em outubro. Somente neste último lote foram investidos R$ 4,3 milhões. O Ministério da Educação compra os computadores e a contrapartida do governo do Paraná é prover a infraestrutura para instalação dos equipamentos.

TECNOLOGIA - “A tecnologia pode contribuir com o trabalho pedagógico do professor na sala de aula e no aprendizado do próprio aluno. Com novos computadores os estudantes criam um ânimo a mais para fazerem os trabalhos e para pesquisar novos temas”, afirmou o secretário da Educação e vice-governador Flávio Arns.

Além de proporcionar a infraestrutura para os laboratórios, a Secretaria fez toda a formação continuada dos professores, com suporte técnico para uso e manutenção dos computadores. Durante todo o ano são feitos cursos deste tipo para os professores.

No Colégio Estadual Hasdrubal Bellegard, no bairro Sítio Cercado, em Curitiba, os alunos sentiram a diferença ao usarem as novas máquinas. “Os computadores antigos travavam muito. Com esses novos temos mais incentivo para vir estudar no laboratório. Vai melhorar muito o ensino aqui do colégio”, afirmou Lucas Tadeu de Gouveia Rosa, de 14 anos, aluno do 9.º ano.

Para Amanda de Paula Vizoto, 15, também do 9.º ano, os novos computadores vão ser bastante utilizados. “Agora vamos usar mais o laboratório para fazer trabalhos e pesquisas”.

Os novos computadores foram instalados há um mês na escola, que atende 2.300 alunos em três turnos. “A tecnologia na educação favorece o desenvolvimento intelectual, proporciona novas possibilidades e novas dinâmicas dentro do laboratório. Aqui os computadores têm foco principal que é o processo educacional, há um direcionamento específico para ajudar na formação dos nossos estudantes”, afirmou o diretor da escola, diretor Sérgio Fernandes Stacheski.

PROINFO – Desde 2007, foram entregues ou substituídos (os computadores foram modernizados) 2 mil laboratórios de informática no Paraná. “Os laboratórios ajudam o trabalho do professor. Com a internet os alunos também podem realizar pesquisas e aprenderam mais sobre determinado tema”, afirmou Marcos Cesar Cantini, coordenador de apoio ao uso de tecnologia e coordenador do ProInfo dentro da Diretoria de Tecnologia Educacional da Secretaria.

O Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo) promove o uso pedagógico da informática na rede pública de ensino de todo o país ao disponibilizar para as escolas computadores, recursos multimídia e conteúdos educacionais. A infraestrutura dos laboratórios de informática é mantida pelas secretarias de Educação dos estados e municípios.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

 
 
 Outras Notícias
VER TODAS
 

Rua Diogo Emanuel de Almeida, 234 - CEP: 84435-000 - GUAMIRANGA - Paraná

(42)3438-1148/3438-1157

prefeitura@guamiranga.pr.gov.br

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta, das 08h às 12h - 13h às 17h

Última atualização do site: 27/03/2024 17:24:06