YOUTUBE

INSTAGRAM

FACEBOOK

ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Agricultura
Patrulhas do Campo recuperaram 900 km de estradas rurais em 7 meses
Sexta-feira, 18 de outubro de 2013
 
 

O programa Patrulha do Campo, de iniciativa do Governo Estadual, já recuperou desde a entrega da primeira unidade, em abril deste ano, 900 quilômetros de estradas rurais no Paraná. De setembro a outubro foram 200 quilômetros recuperados. As obras acontecem em trechos que beneficiam comunidades rurais, facilitando o escoamento da produção e o acesso a necessidades básicas como hospitais e escolas.

Coordenado pela Secretaria estadual da Agricultura e do Abastecimento e pela Codapar, o programa já tem 30 conjuntos de equipamentos em funcionamento, atendendo a 203 municípios. Até 2014 outras 30 Patrulhas do Campo serão adquiridas e entregues.

Cada patrulha é formada por escavadeira, trator de esteira, motoniveladora, pá-carregadeira, rolo compactador, caminhão-comboio, carreta para as máquinas e cinco caminhões basculantes. O conjunto é repassado para consórcios intermunicipais e utilizado em rodízio, conforme acordo entre os próprios municípios.

“É um grande investimento do governo, que entende que as famílias rurais paranaenses precisam de boas estradas para melhorar sua qualidade de vida”, afirma o secretário da Agricultura, Norberto Ortigara. Segundo ele, as obras evitam grandes perdas durante o transporte da produção agrícola e, assim, aumentam a renda durante a comercialização.

Mas o sucesso do programa entre os municípios beneficiados se dá pelo status de programa completo e duradouro que ele carrega. Isso porque além das obras ele envolve atividades de capacitação e conscientização, visando gerar conhecimento para a manutenção das vias.

“O retorno que temos dos municípios que já finalizaram as obras é de 100% de satisfação”, relata Jair Pedro Vendrúsculo, coordenador do programa. Até o momento mais de 600 técnicos e operadores foram capacitados e duas mil pessoas, entre funcionários das secretarias municipais de agricultura, cooperativas e chefes de núcleos regionais participaram de reuniões de conscientização.

CAMINHO DAS PEDRAS - O Governo do Estado vem aumentando o investimento na melhoria das estradas rurais nos últimos anos. Outro programa que oferece grandes recursos é o Caminho das Pedras, que prevê a pavimentação de 1.200 quilômetros de estradas rurais com pedras irregulares.

Serão investidos mais de R$ 219 milhões, em repasses para 195 municípios. O programa é colocado em prática pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento e pela Secretaria de Infraestrutura e Logística.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

 
 
 Outras Notícias
VER TODAS
 

Rua Diogo Emanuel de Almeida, 234 - CEP: 84435-000 - GUAMIRANGA - Paraná

(42)3438-1148/3438-1157

prefeitura@guamiranga.pr.gov.br

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta, das 08h às 12h - 13h às 17h

Última atualização do site: 27/03/2024 17:24:06