YOUTUBE

INSTAGRAM

FACEBOOK

ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Segurança
Mortes no trânsito caem 21% no Paraná e 45% na RMC
Sexta-feira, 06 de setembro de 2013
 
 

O número de homicídios culposos de trânsito (sem intenção de matar) teve queda de 21% no primeiro semestre deste ano, quando comparado com o mesmo período do ano anterior, em todo o Paraná. Levantamento da Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico (Cape) da Secretaria da Segurança Pública mostra 982 ocorrências no acumulado dos primeiros seis meses do ano. Em 2012, foram 1.239. Os dados se referem a trechos urbanos, rodovias estaduais e federais.

A ação das polícias, com aumento das blitze, de realização de testes do bafômetro e de prisões de motoristas bêbados contribuiu para reduzir o número de mortes. Em Curitiba, a redução foi de 20% (97 ocorrências no acumulado de janeiro a junho, contra 121 no mesmo período de 2012).

Na Região Metropolitana de Curitiba, a redução também foi expressiva: 45% de queda, passando de 71 homicídios culposos de trânsito para 39. Outras regiões que registraram uma redução acentuada foram as de São Mateus do Sul (-55%); Laranjeiras do Sul (-55%); União da Vitória (-52%); Londrina (-47%) e Toledo (-45%).

De acordo com o capitão Cristiano Carrijo Gonçalves Mota, da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), um dos principais fatores que acarretam a perda de vida nas estradas é a alta velocidade dos motoristas. “Neste segundo semestre vamos intensificar os trabalhos, com a chegada de novos equipamentos, etilômetros (bafômetros) e radares, para coibir excessos de velocidade e embriaguez ao volante”, aponta ele. Os aparelhos foram adquiridos a partir de repasse de recursos do Departamento de Estradas de Rodagens (DER).

Somente na capital, operações realizadas pelo Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) resultaram em 287 prisões de condutores que ingeriram bebida alcoólica antes de dirigir, de janeiro a junho deste ano. O número representa crescimento de 176%, se comparado com os resultados do mesmo período do ano anterior, quando foram presas 104 motoristas.

PREVENÇÃO – O Governo do Estado também tem investido em campanhas educativas, promovidas tanto pelas unidades da Polícia Militar quanto pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR), que realiza a campanha “Se Liga no Trânsito”, para conscientizar os motoristas, principalmente os jovens, dos riscos de beber e dirigir.

A íntegra do Relatório Estatístico Criminal referente a Homicídio Culposo de Trânsito, elaborado pela Cape, está disponível no site da Secretaria da Segurança Pública (www.seguranca.pr.gov.br), clicando no menu ao lado esquerdo em “Gestão da Segurança” e, em seguida, “Estatísticas”. É possível verificar os dados de cada um dos 399 municípios do Paraná e dos 75 bairros da capital.

Fonte: Agência de Notícias do Estado

 
 
 Outras Notícias
VER TODAS
 

Rua Diogo Emanuel de Almeida, 234 - CEP: 84435-000 - GUAMIRANGA - Paraná

(42)3438-1148/3438-1157

prefeitura@guamiranga.pr.gov.br

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta, das 08h às 12h - 13h às 17h

Última atualização do site: 27/03/2024 17:24:06