Contracheque
SIC - Serviços de Informações ao Cidadão
Portal do Servidor
Carta de Serviços
Parecer Tribunal de Contas. TCE/PR
Portal do Legislativo Municipal
Portal do FunPrev
FAQ: "Perguntas Respondidas Frequentemente"
Radar da Transparência Pública
Controladoria Interna
Última Atualização do site:
30/04/2025 09:47:06
ÚLTIMAS NOTÍCIAS / EDUCAÇÃO | |
Professores não são preparados para ensinar | |
Segunda-feira, 23 de abril de 2012 | |
Na faculdade, futuro professor gasta maior parte do tempo com "fundamentos teóricos". Acompanhe série especial com outros problema
Um professor com poucas oportunidades de aprender a dar aula é como um médico que não sabe tratar do paciente ou um advogado que não conhece os caminhos para defender o réu. Mas o que parece tão contraditório é uma realidade no caso dos educadores. O problema é comprovado por pesquisas, práticas e maus resultados que são tema de série que o iG Educação publica de hoje até quinta-feira.
Em todas as etapas de formação, os docentes enfrentam restrições ao aprendizado do próprio ofício. A universidade reserva a menor parcela do curso a lições de como ensinar, a bibliografia sobre o assunto é desproporcional à demanda e o tempo de aprendizado dentro da escola - apesar de previsto em lei - é desviado para assuntos burocráticos.
Para piorar, o modelo pelo qual os próprios professores aprenderam e que muitos replicam há décadas empaca diante de uma geração moldada pela facilidade e rapidez de resposta da internet. “A sociedade não precisa mais de alguém que traga a informação. Isso o computador pode fazer. No entanto, a sociedade precisa cada vez mais de um mestre que ensine a pensar, a resolver problemas, a produzir conhecimento. Só que dificilmente o educador sabe como fazer isso”, resume o professor emérito em Educação na Universidade de Paris 8 e visitante na Universidade Federal de Sergipe, Bernard Charlot.
Na opinião dele, os problemas de formação são potencializados pela tecnologia a que os alunos têm acesso, mas continuam sendo os mesmos. “A questão não é se o professor sabe promover o aprendizado naquele ambiente, mas se ele tem repertório para ensinar em vez de reproduzir informação”, diz.
Pesquisas mostram que o problema começa enquanto o futuro mestre ainda é o aluno. A Fundação Carlos Chagas analisou detalhadamente os currículos de 94 faculdades de Letras, Matemática e Ciências Biológicas em todas as regiões do País por dois anos e concluiu que o “como ensinar” está longe de ser o foco dos cursos.
|
|
Fonte: IG |
|
![]() |
|
|
|
VER TODAS | |