YOUTUBE

INSTAGRAM

FACEBOOK

ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Turismo rural no Estado
Secretarias de Agricultura e Turismo vão fortalecer turismo rural no Estado
Quarta-feira, 05 de outubro de 2011
 
 
A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento vai participar ativamente do projeto Pacto Paraná, proposto pela Secretaria do Turismo. O tema foi discutido nesta quarta-feira (5), quando o secretário da Agricultura, Norberto Ortigara, recebeu o secretário do Turismo, Faisal Saleh, que apresentou os planos para incentivar a vinda de turistas ao Estado.

O Pacto Paraná tem como meta incentivar o desenvolvimento sócio-econômico em todo o Estado e fortalecer a marca Paraná como agregadora de valor às ações desenvolvidas no Estado.

Para isso, a Secretaria do Turismo pretende trabalhar com a transversalidade das ações entre os vários órgãos de governo. Com a Secretaria da Agricultura, por exemplo, vai fortalecer os eventos técnicos patrocinados pela Seab. Por meio de integração entre as secretarias, esses eventos poderão ser ampliados com a inclusão de novos atrativos para os participantes.

CAMINHADAS – Para Ortigara, é importante motivar visitas a áreas rurais e criar formas de estender a permanência de turistas no Estado. É com esse objetivo que a Secretaria da Agricultura promove o programa Caminhadas da Natureza, que está crescendo em todo o Estado com a adesão das prefeituras.

Só este ano deverão ser realizadas 54 Caminhadas da Natureza, que levam visitantes ao campo e promovem a venda de produtos típicos transformados nas propriedades rurais, dinamizando a economia local. Para o ano que vem, mais de 60 prefeituras devem aderir ao programa, informa a turismóloga da Seab Clarice Bastarz.

De acordo com o secretário Saleh, a meta é ampliar ainda mais a presença do setor agrícola no turismo paranaense. Ele disse que quer agregar a marca Paraná às ações de incentivo ao turismo no Estado, como forma de gerar emprego e de fortalecer a economia regional.

“Pretendemos trabalhar com os valores da população paranaense, suas diversas etnias, culturas, gastronomia. Enfim, traçar o DNA do turismo no Estado a partir de novos conceitos, novos produtos para dar à marca Paraná uma identificação mais sustentável”, explicou.

Ficaram definidos ainda a formação de um grupo de trabalho sobre o turismo rural e a elaboração de um termo de cooperação técnica envolvendo as duas secretarias e as empresas vinculadas Emater-PR e Ecoparaná. Será formatado um calendário de eventos rurais com apelo turístico e o processo vai incluir capacitação de instrutores e a inclusão de outros parceiros como Ipardes, Senar e Sebrae, que já participam do Fórum do Agronegócio.

Fonte: Agência de notícias do estado

 
 
 Outras Notícias
VER TODAS
 

Rua Diogo Emanuel de Almeida, 234 - CEP: 84435-000 - GUAMIRANGA - Paraná

(42)3438-1148/3438-1157

prefeitura@guamiranga.pr.gov.br

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta, das 08h às 12h - 13h às 17h

Última atualização do site: 27/03/2024 17:24:06