YOUTUBE

INSTAGRAM

FACEBOOK

ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Equipe brasileira participa de olimpíada de matemática ‹master‹ na Romênia
Prova reúne 20 países com melhor desempenho na olimpíada internacional.Brasil ‹não vai para cumprir tabela‹, garante competidor do RJ.
Quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010
 
 

O Brasil vai participar pela primeira vez da Romanian Master in Mathematics, uma olimpíada de matemática voltada a alunos do ensino médio em que competem os 20 países com melhor desempenho no mundo na Olimpíada Internacional de Matemática (IMO, na sigla em inglês), maior competição deste tipo no mundo. Na última edição da IMO, na Alemanha, o Brasil ficou em 17º lugar.

Além dos brasileiros, participam este ano do torneio na Romênia as delegações da China, Alemanha, Coreia do Sul, Estados Unidos e Rússia, entre outras potências da área. O Brasil é o primeiro país iberoamericano a ser convidado a particpar. A edição deste ano acontece entre 24 de fevereiro e 1º de março, em Bucareste. 

 “É uma competição por país, mas também por desempenho individual”, explica Hugo Araújo, de 18 anos, um dos dois integrantes da equipe brasileira que vêm do Rio. O outro carioca é Matheus Secco Torres. Além dos dois, competem pelo país Davi Lopes de Medeiros, de Fortaleza; Deborah Alves, de São Paulo; Gustavo Lisbôa Empinotti, de Florianópolis; e Marcelo Tadeu Sales, de Salvador.

“A prova mudou, antes eram 5 horas de provas com quatro questões e agora serão duas provas em dias diferentes, com três questões e 4,5 horas para resolver cada uma”, detalha Araújo, ao explicar por que não é possível prever quem sairá vencedor. Para o jovem, a China, que sempre se destaca em competições deste tipo, é uma das grandes favoritas. “Mas o Brasil não vai para cumprir tabela, não”, alerta.

 

Fonte: Dennis Barbosa. Do G1, em São Paulo

 
 
 Outras Notícias
VER TODAS
 

Rua Diogo Emanuel de Almeida, 234 - CEP: 84435-000 - GUAMIRANGA - Paraná

(42)3438-1148/3438-1157

prefeitura@guamiranga.pr.gov.br

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta, das 08h às 12h - 13h às 17h

Última atualização do site: 17/04/2024 16:26:10