YOUTUBE

INSTAGRAM

FACEBOOK

ÚLTIMAS NOTÍCIAS / CONSULTA PÚBLICA
Legislação sobre lan houses em debate
Quarta-feira, 28 de julho de 2010
 
 
Depois de quatro meses de debates, foi lançado para consulta pública no dia 14 o projeto que visa mudar a regulamentação brasileira das lan houses – responsáveis por cerca de metade dos acessos à internet no país. Atualmente, as lan houses são vistas pelo Estado como casas de jogos, o que acarreta uma série de restrições a esses estabelecimentos. Com o lançamento do Substitutivo ao Projeto de Lei 4361/04, a Comissão Especial de Centros de Inclusão Digital quer “desmistificar uma imagem que vem estigmatizando as lan houses no Brasil”, segundo o deputado federal Otavio Leite (PSDB/RJ), relator da comissão.

Todos os interessados no tema – donos de lan house, usuários, juristas ou qualquer um que queira – podem entrar no site eDemocracia.gov.br e dar sugestões ao projeto: desde adicionar novos elementos, propostas para aperfeiçoar o texto ou até suprimir algum trecho. O projeto ficará em consulta pública por 90 dias. Após esse tempo o relator da comissão irá avaliar as sugestões e decidirá quais serão acatadas e quais não. A expectativa é que seja votado ainda neste ano, depois das eleições.

Unificação

Esse é um esforço para unificar projetos que tentam regularizar lan houses: correm na Câmara dos Deputados nada menos do que oito propostas relacionadas ao setor. Algumas delas reforçam o preconceito, como a que sugere proibir a instalação de lans houses perto de escolas e proibir a entrada de menores de 16 anos.

Agora, o deputado Otavio Leite quer que Estado e lan houses façam as pazes: “O primeiro objetivo do projeto de lei é declarar estas empresas como de especial interesse público como meio de universalizar o acesso à internet. “O projeto prevê uma linha de crédito especial para donos desses estabelecimentos comprarem computadores (“para atraí-los à legalidade”) e permite que e União, estados e municípios implantem projetos educacionais em lan houses e registrem esse gasto no orçamento destinado à educação. “Estou convencido de que as lan houses são um bem e precisam ser trazidas para o lado da produção e da cultura.”

Fonte: Gazeta do Povo On-Line / Agência Estado

 
 
 Outras Notícias
VER TODAS
 

Rua Diogo Emanuel de Almeida, 234 - CEP: 84435-000 - GUAMIRANGA - Paraná

(42)3438-1148/3438-1157

prefeitura@guamiranga.pr.gov.br

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta, das 08h às 12h - 13h às 17h

Última atualização do site: 27/03/2024 17:24:06