YOUTUBE

INSTAGRAM

FACEBOOK

ÚLTIMAS NOTÍCIAS /
Visualizada 613 vezes
Bandeira Municipal de Guamiranga
Sexta-feira, 23 de setembro de 2022
 
 
Bandeira Municipal de Guamiranga
Bandeira Municipal de Guamiranga

LEI MUNICIPAL Nº 16/97: 


Dispõe sobre a forma e a apresentação dos símbolos do município de Guamiranga - Estado do Paraná.


Art. 1º São símbolos do município de Guamiranga, Estado do Paraná:

a) a Bandeira Municipal;

b) o Hino Municipal;

c) o Brasão de Armas Municipal.


Seção II
DA BANDEIRA MUNICIPAL


Art. 3º A Bandeira do município de Guamiranga foi criada e idealizada pelo Heraldista e Vexilologo Reynaldo Valascki, dentro das normas da Enciclopédia Heráldica Municipalista.

I - A Bandeira Municipal destina-se para o uso dos Poderes Executivo, Legislativo, e as repartições públicas dos três poderes: Municipal, Estadual e Federal.

a) O retângulo da Bandeira Municipal de Guamiranga se divide em (5) cinco partes distintas:

1º:- São quatro (4) triângulos irregulares e um (01) losango, sendo o de cor azul celeste (Blue) na parte superior do retângulo da bandeira e o segundo em cor verde (sinopla) na parte inferior do retângulo, e o terceiro e quarto triângulo em cor amarela (metal ouro) a esquerda e a direita do retângulo e o losango em cor branca (metal prata).e quatro faixas brancas com um filet vermelho (goles) que divide distintamente o retângulo Bandeira Municipal.

Parágrafo único. O Brasão de Armas Municipal é aplicado bem ao centro do retângulo Bandeira Municipal.
SÍMBOLOGIA:

Art. 4º O triângulo irregular da parte superior do retângulo em cor azul celeste (Blue) simboliza o céu infinito que cobre todo o território do município de Guamiranga, é a cor do manto de Nossa Senhora Aparecida protegendo a todos os munícipes de Guamiranga e também representa a justiça, a nobreza, o zelo, o elogio, a perseverança, a doçura, a dignidade, a vigilância, a perfeição e a firmeza incorruptível, (Guelfi 64; Ascêncio 63; e Roncheti, 126).

Os triângulos da esquerda e direita do retângulo em cor amarela (metal ouro), abaixo do triângulo azul simboliza a riqueza mineral e vegetal existente no território municipal de Guamiranga.

O losango central do retângulo bandeira em cor branca e as faixas (metal prata) simbolizam a paz, a amizade, a pureza, a inocência, a beleza, a felicidade, a integridade, a equidade e a verdade.
O filet em cor vermelha (Goles), aplicado nas faixas brancas simboliza a devoção, a autoridade, a grandeza, a majestade e o triunfo,(Roncheti 798; e Ascêncio 66).

O triângulo irregular em cor verde (Sinopla), da parte inferior do retângulo Bandeira Municipal simboliza a esperança, a felicidade, a grandeza das campinas e matas naturais, os grandes reflorestamentos e as áreas rurais existentes no território municipal de Guamiranga.
O Brasão de Armas Municipal aplicado no centro da Bandeira simboliza a cidade sede do município de Guamiranga.

 

https://leismunicipais.com.br/a1/pr/g/guamiranga/lei-ordinaria/1997/2/16/lei-ordinaria-n-16-1997-dispoe-sobre-a-forma-e-a-apresentacao-dos-simbolos-do-municipio-de-guamiranga-estado-do-parana?q=bandeira

 
 
 Galeria de Fotos
Bandeira Municipal de Guamiranga
 
 
 Outras Notícias
VER TODAS
 

Rua Diogo Emanuel de Almeida, 234 - CEP: 84435-000 - GUAMIRANGA - Paraná

(42)3438-1148/3438-1157

prefeitura@guamiranga.pr.gov.br

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta, das 08h às 12h - 13h às 17h

Última atualização do site: 27/03/2024 17:24:06