YOUTUBE

INSTAGRAM

FACEBOOK

ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Emprego
Governo encaminha propostas para reajuste do mínimo regional
Quinta-feira, 31 de outubro de 2013
 
 

O secretário estadual do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Luiz Claudio Romanelli, encaminhou nesta quarta-feira (30), para análise do Conselho Estadual do Trabalho, três propostas sobre métodos de reajuste salarial do piso do salário mínimo regional do Paraná, para o ano de 2014.

“A discussão sobre o reajuste do salário mínimo regional do ano que vem já está sendo realizada. Chegamos a três opções, com base em estudos técnicos realizados pelo Observatório do Trabalho da Secretaria”, disse o secretário.

Segundo ele, em seguida será debatido o tema no âmbito do Conselho Estadual do Trabalho, que tem representação tripartite, de trabalhadores, empregadores e poder público. Há uma comissão tripartite no Conselho, formada para debater o tema. “A intenção é chegarmos a um consenso para que seja fixado um índice com a concordância de todas as partes”, diz Romanelli.

Para o secretário, o Governo do Estado está cumprindo rigorosamente o que prevê a legislação, para que até a data do reajuste, em maio de 2014, sejam analisadas todas as possibilidades e se chegue a um denominador comum.

Ele diz que esta discussão é absolutamente transparente, e quer que tenha a participação dos empregadores, trabalhadores e do poder público, como nos anos anteriores “Essa não é uma discussão política nem ideológica. Há uma grande parcela de trabalhadores que não tem representação sindical ou acordo coletivo e que precisa ser amparada com a fixação de um reajuste que garanta um salário digno”.

O secretário explica que até o momento a representação patronal não indicou seus representantes na comissão tripartite criada pelo Conselho Estadual do Trabalho para analisar o reajuste do piso do salário mínimo regional. “É necessário que o setor patronal indique seus representantes. Se isso não acontecer, o Conselho Estadual do Trabalho vai analisar os índices propostos e deliberar. Com consenso ou sem acordo haverá uma decisão”, diz Romanelli.

OPÇÕES - A primeira opção encaminhada ao Conselho prevê aumento de 9,19%, referente ao índice de atividade econômica regional - Paraná (IBCR-PR), calculado pelo Banco Central, mais a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) referente à média das áreas pesquisadas pelo IBGE.

A segunda opção prevê reajuste de 9,56%, equivalente à média trienal das variações reais do PIB brasileiro considerando os últimos três resultados anuais disponibilizados pelo IBGE mais a variação do INPC referente à média das áreas pesquisadas nacionalmente.

A terceira opções prevê reajuste de 8,97%, equivalente à variação nominal do salário médio de admissão de grandes grupos ocupacionais abrangidos pela política do salário mínimo regional, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do MTE, considerando a média de doze meses em comparação à média dos doze meses anteriores.

LEGISLAÇÃO - Romanelli ressalta que a Lei 17.135, de 01/05/2012, define em seu artigo quarto que a política de valorização dos pisos salariais a serem fixados a partir de 2014 será objeto de negociação tripartite entre as centrais sindicais, federações patronais, com a participação do governo do Estado e acompanhamento do Ministério Público do Trabalho e Superintendência Regional do MTE.

O parágrafo único do mesmo artigo diz que a atualização será subsidiada por estudos técnicos do Observatório do Trabalho em proposta a ser encaminhada ao Conselho Estadual do Trabalho.

Fonte: Agência de Notícias do Estado

 
 
 Outras Notícias
VER TODAS
 

Rua Diogo Emanuel de Almeida, 234 - CEP: 84435-000 - GUAMIRANGA - Paraná

(42)3438-1148/3438-1157

prefeitura@guamiranga.pr.gov.br

Horário de Atendimento: Segunda à Sexta, das 08h às 12h - 13h às 17h

Última atualização do site: 27/03/2024 17:24:06